28/01/2013

40 em 40



"Quantos museus existem em São Paulo? Quantos museus você já visitou?".
Essas foram algumas das perguntas que as amigas Daiane Pettine e Priscila Leonel, grandes apreciadoras de museus, fizeram a elas mesmas quando perceberam que conheciam poucas instituições dentro do vasto número de museus da pauliceia. Foi a partir disso que surgiu a ideia do projeto 40 Museus em 40 Semanas, de uma vontade própria, resolveram divulgar para que outras pessoas possam vivenciar esse momento juntas.
Segundo levantamento das próprias, há mais de 100 museus e centros de memória na cidade e elas consideram "o cidadão como um sujeito histórico, que interage e cria a realidade e é parte integrante do meio social e histórico que atua. Como preservar e resignificar nossa memória histórica sem conhecer os lugares e acervos considerados como legitimadores dessa história?".



O projeto funcionará da seguinte maneira: a cada mês será divulgada a programação das visitas, sendo um museu a cada semana e as pessoas interessadas se encontrarão na recepção dos locais no horário divulgado. Após a visitação, serão todos convidados a uma saída, um happy hour ou até uma roda no chão da praça para uma troca de percepções (que delícia!).
Ficou interessado? Então se liga que o projeto já começou no dia 12 desse mês no Memorial da Resistência, passando pelo Museu Afro Brasil no dia 19 e pelo Pavilhão das Culturas Brasileiras no último sábado, 26. Sábado que vem, dia 02/02, a turma irá se encontrar para conhecer o Centro de Documentação e Memória do Samba.
Para saber mais e ficar de olho nas próximas datas, só curtir a página do projeto no Facebook, acompanhar o blog do projeto e chegar!

Veja algumas imagens dos encontros que já ocorreram:










E aí, vamos?


Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário